Regiões de Portugal
Além das Ilhas, Portugal tem cinco regiões, com muito para visitar e conhecer em história e cultura, gastronomia, vinhos, paisagens. E todas querem captar mais e novos habitantes.
MUITO PARA VER
Portugal nasceu no Norte. O Porto, a entrada da região, surpreende pela sua capacidade de reinvenção sem nunca perder o que tem mais de seu. O Douro, que banha o Porto, atravessa toda a região Norte e marca a herança do Vinho do Porto, numa região de montanhas e parques naturais, mas de cidades cada vez mais modernas como Braga, Guimarães ou Viana do Castelo.
No interior, paisagens de montanhas e aldeias históricas, junto ao mar praias cosmopolitas. E um património vasto e rico arquitetónico e cultural. Óbidos, Leiria, Aveiro. Coimbra ou Viseu, Nazaré e Peniche são algumas paragens.
Na capital, respira-se hoje a tradição numa cidade moderna, virada para o futuro. Lisboa é o dínamo de uma região em crescimento e com muito por explorar. A linha de Cascais-Estoril, a zona de Sintra, com a sua herança histórica, bem como toda a mancha que se dispõem aos pés da margem sul do rio Tejo garantem uma multiplicidade de oportunidades e experiências.
São planícies a perder de vista, mas onde também o litoral é uma presença forte, num ritmo muito próprio e tão típico da região. As cidades património como Évora e Elvas, o maior lago artificial da Europa, o Alqueva, ou toda a Costa Alentejana com Sines, Porto Covo, Vila Nova de Mil Fontes ou a emergente Comporta, a pouco mais de uma hora de Lisboa, são apenas alguns destinos da região.
São os 200 km de costa o principal cartão de visita do Algarve, onde as águas quentes e areias douradas a perder de vista imperam. Mas também a serra marca a paisagem e os costumes do Algarve. Destaque para Silves e Lagos, com forte herança histórica; Portimão e Albufeira, mais cosmopolitas; Loulé, com os seus resorts de topo; Faro, a capital; ou Tavira, ainda pouco explorada.
Descubra mais sobre
Portugal