Gastronomia e Vinhos em Portugal
Os estilos, pratos e sabores portugueses são tão ricos quanto a diversidade da cultura e paisagens do país. E sempre terão um bom vinho a acompanhar.
COMER E BEBER BEM
DIVERSIDADE
De origem mediterrânea, a dieta portuguesa tem forte presença do azeite, muito nosso e premiado internacionalmente, ervas aromáticas, frutas e legumes variados, e tem no mar uma das suas maiores heranças. Um peixe grelhado, sempre fresco, marisco e as tradicionais cataplanas e caldeiradas estão sempre na mesa. Nos pratos de carne, excelentes sugestões DOP de Norte a Sul, com pratos de vitela, porco ou cabrito cozinhados das mais diversas formas em cada região. Sem esquecer os queijos: da Serra, da Ilha, de Nisa, de Azeitão ou de Serpa; e a doçaria, com uma forte tradição conventual, mas onde não faltam os nomes moderno. O tradicional pastel de nata também está na lista, sem esquecer um café expresso.
VITICULTURA
Toda a gastronomia acompanhada de um bom vinho. Há para todos pratos e gostos: vinhos brancos e tintos, espumantes, vinhos generosos e licorosos. Portugal é um país de forte tradição vitivinícola com os seus vinhos do Douro, Alentejo os famosos vinhos do Porto e Madeira. Reconhecido pela qualidade em todo o mundo e com espaços muito interessantes e nobres de enoturismo, onde se podem conhecer as vinhas, a adega, provar os vinhos, conhecer a região e as gentes.
RESTAURAÇÃO
As tascas populares mais tradicionais convivem com os restaurantes mais contemporâneos em todo o país, proporcionando experiências gastronómicas ricas, diversas e inesquecíveis. Das ementas mais rústicas às mais sofisticadas, a restauração no país eleva a cozinha portuguesa, mas não esquece os pratos de cozinhas de todo o mundo, como a Itália, o Japão, China ou Médio-Oriente.
Descubra mais sobre
Portugal